A empresa portuguesa associou-se ao Técnico+, escola de formação pós-graduada do IST, para dar formação sobre plataformas low-code que permitem o desenvolvimento de aplicações de forma rápida.

Lisboa, 21 de agosto de 2020 – A ITUp, líder em formação especializada na Plataforma OutSystems, acaba de lançar a pós-graduação LeAD (Low-Code Application Development) em parceria com o Técnico+, escola de formação pós-graduada avançada e profissional do Instituto Superior Técnico em Lisboa. O programa inicia-se remotamente a 26 de outubro de 2020, e terá como principal objetivo dotar os formandos com ferramentas e conhecimentos imprescindíveis para os profissionais de programação low-code, uma das especialidades com maior carência de profissionais no mercado das IT.

Este programa avançado, o primeiro de sempre do Técnico+ nesta área específica, pretende transmitir conhecimentos básicos de programação e desenvolvimento web, bem como a capacidade de endereçar e projetar funcionalidades para o desenvolvimento de aplicações, utilizando plataformas low-code.

Através de uma aproximação visual à programação e automação de tarefas repetitivas, o low-code acelera a criação e mudança de sistemas digitais. Projetos considerados impossíveis ou que demorariam anos a executar noutros tipos de linguagem de programação, reduzem substancialmente – através desta plataforma – o grau de dificuldade e o tempo de implementação. Esta simplificação em softwares tão importantes tem levado cada vez mais as grandes empresas tecnológicas a investir forte no mercado de low-code.

“Este programa de formação em tecnologias low-code de desenvolvimento de aplicações, das quais a plataforma da empresa portuguesa OutSystems é líder mundial de acordo com a Gartner, é basicamente um sonho tornado realidade,” explica Miguel Mira da Silva, professor associado no Departamento de Engenharia Informática do Técnico. “O crescimento exponencial da OutSystems tem causado uma procura cada vez maior por especialistas na plataforma. Adicionalmente, não é necessário ter conhecimentos profundos em informática para aprender a desenvolver aplicações em OutSystems.”

“A parceria com a ITUp garante a qualidade do curso, pois esta empresa de formação, já ofereceu centenas de cursos sobre a plataforma, tem vindo a melhorar continuamente a sua oferta ao longo de vários anos. Numa altura em que o mundo inteiro vai atravessar uma crise económica brutal, com consequências gravíssimas em termos de desemprego, este curso é uma oportunidade de investimento pessoal numa certificação que praticamente garante um bom emprego com salário elevado, em qualquer parte do mundo – incluindo em Portugal,” acrescenta Miguel Mira da Silva.

“A missão do Técnico+ é atualizar o conhecimento de pessoas e organizações e, sendo esta uma área de grande crescimento e interesse e ainda com necessidade de mais profissionais especializados, é com grande satisfação que nos unimos à ITUp para fornecer formação nesta área, unindo o conhecimento abrangente dos professores e investigadores do Técnico, com a vasta experiência da ITUp,” esclarece Tiago Guerra, Director Executivo no Técnico +.

“Segundo um estudo da Gartner, o desenvolvimento de aplicações em tecnologia low- code representará 65% de todas as funções de desenvolvimento de aplicações até 2024 e cerca de 66% das grandes organizações irão usar este tipo de plataforma. Adicionalmente, a Forrester prevê que em 2022 este mercado tenha um valor de $21.2 mil milhões. Face a estes valores, acreditamos que esta formação é, uma mais valia para todos os profissionais na área da programação e tecnologia. Se o mercado se comportar de acordo com as previsões, a procura deste tipo de perfis, especialmente low-code developers, aumentará exponencialmente”, explica Luís Campos, CEO da ITUp.

O programa está destinado a um público com formação nas áreas de Engenharia, Matemática ou formação e currículo profissional que permitam a aquisição rápida de conhecimentos na área de programação e ainda profissionais que pretendam uma reconversão das suas áreas de formação para a área tecnológica.

A coordenação está a cargo de Miguel Mira da Silva, professor associado no Departamento de Engenharia Informática do Técnico, e de Ana Reis, mestre em sistemas de informação pelo Instituto Superior Técnico, reconhecida como OutSystems Most Valuable Professional, e COO da ITUp. A formação irá contar com 15 vagas e o plano de estudos está dividido em sete módulos, com uma carga horária síncrona, lecionada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h00, correspondendo no final a 15 créditos ECTs.

Para mais informações e para se candidatar visite a página do curso.

Contatos de imprensa:

Omertà – PR & Influence

Soraia Mangi Lavra
sml@omertapr.pt / +351 91 530 09 16

José Almeida Ribeiro
jar@omertapr.pt / +351 91 981 12 16

Sobre a ITUp

ITUp é a líder em formação especializada na Plataforma OutSystems, entregando academias focadas em reskilling e upskilling. Desde 2016, a ITUp já certificou mais de dois mil profissionais OutSystems em todo o mundo, sendo por isso o #1 OutSystems Global Training Partner. Um know-how incomparável e um compromisso incansável em melhorar a sua oferta, resulta em formação de topo para profissionais com qualquer nível OutSystems, tanto em formação presencial como remota. A ITUp tem mais de 85 empresas na sua network, elevada taxa de empregabilidade, e formadores proficientes, incluindo 4 MVPs OutSystems, com uma média de mais de 12 anos de experiência em ensino. Para mais informações, visite o site da ITUp em http://www.itup.pt/.

Sobre o Técnico+

O Técnico+ é a escola de formação pós-graduada avançada e profissional do Instituto Superior Técnico e a primeira nas áreas da Tecnologia, Engenharia, Ciência e Arquitetura em Portugal, com a missão de atualizar o conhecimento de pessoas e organizações. Através do vasto conhecimento e experiência do Técnico, o Técnico+ tem como objetivo ajudar ao desenvolvimento sustentável da sociedade e do mundo.